// FREQUENTLY ASKED QUESTIONS
PERGUNTAS FREQUENTES //

1. Do you fulfill international orders?
Yes.

2. Do you sell in shops?
Yes, in Portugal and other countries. If you'd like to sell our products in your shop, just send us an email.

3. Do you make customized items?
Yes, we do.  Send us an email with your ideas!

4. What's the average shipping time?
Depending on the product, the shipping may take between 1 to 5 work days. Usually, on-line products are in stock, so they ship faster. Those out of stock may take a while longer, due to production and shipping.

5. Can my purchase be sent as a present?
Of course. If you use our on-line shop just select, in the additional information section 'yes' on 'gift wrap?' option. If you are using email please specify that in your request. 

6. What kind of payment is accepted?
Stripe, Visa and Mastercard can be used directly in the shop. Paypal and bank transfer are also accepted but the orders must be made through email

7. Do prices include taxes?
Prices include VAT at the rate applied in Portugal.

8. Is shipping included in the price?
No. Shipping will be added to the price of the product and must be paid by the buyer, apart from some promotions.
In case of overseas shipping, outside the UE, there may be additional customs taxes, which beija-flor is not responsible for.

9. How is shipping done?
Usually, the orders are shipped registered with CTT. This way we (Beija-flor and the buyer) can track the order all the way through, from shipping to delivery.
If the order is not delivered by hand, the buyer will have to pick it up at the post office where it was returned to. If the order is not picked up by the end of the term date, and if it is returned to Beija-flor, it will be shipped again after the payment of additional shipping costs.
In exceptional/urgent cases, shipping can be made through CTT EXPRESSO, or through  another carrier (like DHL or FedEx).
In these cases, the order should be made by email.

10. What will be done if stocks run out after the order is placed?
In this case, the client will be reimbursed for the total amount. 

11. Are Beija-flor's products environment friendly?Indeed. Besides being handmade, whenever possible, so as to minimize the use of electrical power, we also make a conscious and ecological choice of materials. Almost all the paper used by Beija-flor is recycled and made from sustainable forests.

12. May I share your pictures on my blog or website?
Please share them, as long as long as you credit them accordingly. 

13. Are your products WYSIWYG (what you see is what you get)?
All Beija-flor's products are handmade, so it's impossible to guarantee a product which is 100% faithful to the picture you saw. However, we guarantee the uniqueness of each product, since each is different and exclusive in its making.

1. Aceitam encomendas internacionais?
Sim.

2. Fazem revenda?
Sim fazemos, para Portugal e para outros países. Se tiverem interesse em ter os nossos produtos na vossa loja basta que nos enviem um
 email.

3. Fazem produtos personalizados?
Sim fazemos. Enviem-nos um
email com as vossas ideias!

4. Qual é o tempo médio de envio?
Dependendo do produto, normalmente o envio poderá ser feito entre 1 a 5 dias úteis. A maior parte dos produtos on-line têm stock e por isso o envio é rápido. Os que estiverem em ruptura de stock poderão requerer mais tempo, para a execução e envio.

5. Posso enviar a minha compra como presente?
Sim claro. Se usar a nossa loja on-line, no processo de compra, seção informação adicional, seleccione  'sim' na opção 'embrulhar presente?'. Se a compra for feita por
email basta que nos dêm essa indicação no pedido. 

6. Quais são os métodos de pagamento?
Stripe, Visa e Mastercard podem ser usados directamente na loja. Paypal e transferência bancária também são aceites, no entanto têm de ser solicitados via email

7. Os preços já incluem IVA?
O preço dos produtos já inclui o IVA à taxa legal em vigor. 

8. Os portes estão incluídos?
Não. O custo dos portes de envio é sempre somado ao valor do produto, sendo este da responsabilidade do consumidor, e
xcluíndo alguma promoção.  Em caso de envio para fora da União Europeia poderão ser cobradas taxas alfandegárias adicionais que não são da responsabilidade do beija-flor.

9. Como é feito o envio?
Por norma o envio é feito através dos CTT, em correio registado. Com esta opção de envio conseguimos (nós beija-flor e o cliente) acompanhar a encomenda em todo o seu percurso, desde o envio à recepção. 
Caso não tenha sido possível entregar a encomenda em mão, pelos CTT, o cliente fica responsável por levantar a encomenda na estação dos CTT para qual foi devolvida a encomenda. Se a encomenda não for levantada no prazo estabelecido pelos CTT, e for devolvida ao beija-flor, o seu reenvio será feito mediante o pagamento dos portes de envio adicionais.
Em caso excepcionais/urgentes o envio poderá ser feito via CTT EXPRESSO ou através de outra transportadora (como a DHL ou FedEx).  Nestes casos o pedido deverá ser feito por
email.

10. Em causa de ruptura de stock, após ter sido realizada a encomenda, como procedem?
Neste caso o cliente é reembolsado na totalidade do valor pago. 


11. Os produtos beija-flor são amigos do ambiente?
Sim. Para além do uso de processos manuais, sempre que possível, de forma a minimizar o uso de energia elétrica, a escolha dos materiais também é feita de forma consciente e ecológica. Quase todo o papel usado nos produtos beija-flor é reciclado ou feito a partir de florestas sustentáveis. 

12. Posso partilhar as vossas imagens no meu blog ou website?
Sim, desde que acompanhadas dos devidos créditos. 

13. Os produtos são exactamente como vemos nas fotografias?
Os produtos beija-flor são produtos feitos à mão e por isso não é possível garantir uma reprodução 100% fiel à fotografia que aparece na loja. No entanto é garantida a singularidade de cada produto, exactamente pela diferença e exclusividade na sua confeção.