guia de atividades UAC beija-flor

“Num contexto em que estamos menos vezes do que seria desejável em contacto direto com a natureza, pretende-se com este Guia de Campo disponibilizar a professores, pais e jovens um conjunto de atividades de exploração de ambientes naturais. idealizadas de modo a diversificar os tipos de inteligência, de experiências e de elementos naturais abrangidos.”

Logo na abertura deste guia podemos ler esta introdução que explica o contexto e o intuito deste guia, para o qual me foi pedido o desenho - do objeto físico, à paginação das atividades (e demais conteúdos), à coordenação entre conteúdo e ilustração.
Parti de uma paleta de cores (verde e azul) definida anteriormente e criei um guia leve, prático, minimal e de rápida leitura. As (inspiradoras) ilustrações da Carolina Celas vieram completar, embelezar e reforçar, os conceitos de cada atividade e do guia como um todo.

guia de atividades  UAc - beija-flor
guia de atividades  UAc - beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor

O miolo foi colado apenas numa das laterais da capa do livro, para permitir a abertura do mesmo e a leitura total do conteúdo.

guia atividades UAC - beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor
guia de atividades UAC beija-flor

O guia encontra-se disponível aqui em formato digital e posso garantir-vos que é um guia mesmo interessante para explorarem!

guia de atividades UAC beija-flor

cliente: Universidade dos Açores
trabalho: direção de arte e design gráfico/editorial
autoras: Alexandra R. Silva, Rosalina Gabriel, Isabel R. Amorim, Ana M. Arroz Ana Picanço e Sónia Matos
ilustrações: Carolina Celas
edição: Universidade dos Açores
impressão e acabamentos: Nova Gráfica, Ilha de São Miguel, Açores

- - -

“In a context where we are less often in direct contact with nature than would be desirable, the aim of this Field Guide is to provide teachers, parents, and young people with a set of activities for exploring natural environments. These activities are designed to diversify types of intelligence, experiences, and the natural elements covered.”

Right at the beginning of this guide, we can read this introduction, which explains the context and the purpose of this guide, for which I was asked to design—everything from the physical object to the layout of the activities (and other content), to the coordination between content and illustration.
I started with a previously defined color palette (green and blue) and created a light, practical, minimal, and quick-to-read guide. The (inspiring) illustrations by
Carolina Celas completed, beautified, and reinforced the concepts of each activity and the guide as a whole.

The spine was glued only on one side of the book cover to allow it to open and provide full access to the content.
The guide is available here in digital format, and I can guarantee you that it is a really interesting guide to explore!

client:
University of the Azores
work:
art direction and graphic/editorial design
authors: Alexandra R. Silva, Rosalina Gabriel, Isabel R. Amorim, Ana M. Arroz Ana Picanço e Sónia Matos
illustrations:
Carolina Celas
edition: University of Azores
printing and finishing: Nova Gráfica, São Miguel Island, Azores