papel da casa - os cadernos 9 séculos
Hoje mostro-vos um dos cadernos que desenhei para a 9 séculos. Um projecto que aconteceu no meio do caos das mudanças para os Açores, mas que era irrecusável, afinal a Sofia e o Pedro, que têm esta loja/galeria em Guimarães, são pessoas muito especiais. Assim, entre caixotes, muito caos e também muito carinho pela confiança que depositaram em mim, nasceram estes cadernos únicos.
Mas comecemos pelo início: no início de 2020 vieram eles ao meu atelier e com eles trouxeram uma série de amostras de papéis antigos que herdaram da papelaria que existia antes da loja que agora dinamizam. Guardaram imenso material, com o intuito de um dia conseguirem dar-lhe uma nova vida e queriam que os ajudasse nessa tarefa. Ora eu, para além de muito lisonjeada pela confiança, a olhar para tanto papel bonito (mas bonito mesmo!), fiquei qual miúda com os olhos a brilhar por ter em mãos o "brinquedo" mais especial.
Deram-me total liberdade criativa - de tipologia de produto, de formatos, de escolhas/conjugações de papéis, texturas e cores.
E depois? Depois veio a pandemia, o mundo parou, eles pararam, eu parei. Quando em Maio decidimos vir para os Açores confesso que pensei que este projecto tinha de ficar adiado para quando voltasse ao Porto... mas, antes de adiar este desafio fui a Guimarães ver parte do material. E de lá já voltei com muito do papel para fazer estes cadernos. Ali, na cave onde tinham o material guardado, idealizei o produto, a mistura dos papéis, das cores e vim carregada para o encadernador, pôr em prática a minha ideia.
Foi provavelmente o projecto mais rápido - da ideia à execução - e também um dos que mais gozo me deu a fazer. Os cadernos foram todos cosidos à mão, têm papel pautado, liso, de veludo misturados. Mostarda, turquesa, azul, rosa, vermelho, preto... conjugações diferentes. 2 formatos: 1 vertical e outro horizontal. Todos eles únicos, diferentes e muito especiais.
A coleção chama-se PAPEL DA CASA, é de edição limitada e esta é a descrição que aparece em cada caderno, num papel também ele antigo.
"Este caderno é composto por folhas com muitos anos, origens e destinos que nos deixam imaginar profissões, ocupações e rituais que, provavelmente, já não existem.
Nesta colecção, dar uso a algo que já não se usa foi o nosso papel.
Que a história continue.”.
Estão à venda na 9 séculos (Rua D. Maria II, 31 em Guimarães) mas também podem contactar a Sofia e o Pedro através das páginas de facebook e/ou instagram.
Muito obrigada queridos Sofia e Pedro por terem confiado em mim, pelo vosso entusiasmo e amor ao que fazem. A ver se em breve damos continuidade aos projectos que ficaram pendentes! Afinal ainda há muito papel da casa para dar vida! :)