Cortiço & Netos.

cortico_2.png

Na semana passada estive por Lisboa, numa visita muito curta, mas que ainda assim me permitiu conhecer alguns dos locais que estavam na lista de sítios a conhecer. Um deles foi a "Cortiço & Netos", na Calçada de Santo André, ali para os lados do Martim Moniz.

Conheci a "Cortiço & Netos" através desta reportagem e desde esse dia que fiquei com imensa curiosidade de conhecer o espaço e ver de perto a colecção toda de azulejos.
Gostei muito do espaço! A loja é bonita, tem azulejos de todas as cores e feitios, muitos deles novos para mim, algumas peças com "azulejos reinventados" (como bases de copos ou quentes, quadros...) e também loiças sanitárias.

Fomos atendidos, de forma muito simpática, por um dos netos do senhor Joaquim Cortiço que fez questão de nos contar a história do seu avô e da criação do espaço "Cortiço & Netos".

Sobre a Cortiço & Netos:

"A Cortiço & Netos é uma marca da Associação para a Interpretação do Azulejo Industrial (AIAI), que tem como principal objectivo a preservação do azulejo industrial português. O seu espólio provém da antiga empresa familiar, fundada por Joaquim José Cortiço, que entre 1979 e 2013 se dedicou à recolha, armazenamento e comercialização de linhas descontinuadas de revestimentos cerâmicos e loiças sanitárias.

Na colecção encontram-se exemplares originais produzidos desde a década de 60. Quase todas as fábricas que produziam estes produtos encerraram, mas não deixam de ser um marco importante na história da produção industrial portuguesa. Assim, os produtos disponíveis na C&N são únicos e um testemunho inestimável do nosso património industrial. Alguns exemplos de fabricantes e marcas que fazem parte do nosso espólio são: Aleluia, Amarona, Azupal, Carvalhinho, Celena, Ceres, Ceralco, Cesol, CIC, Coimbra, Constância, Decocer, Estaco, Gresval, Loiças de Sacavém, Sanitana, Lufapo, Poceram, Revigrés, Roca, Valadares, Viúva Lamego."

Texto retirado do site da Cortiço & Netos.

Eu bem que tive vontade de trazer uns quantos azulejos.. mas na impossibilidade de gastar lá uma pequena fortuna, fiquei-me por uma bonita base para quentes, que já se usa cá em casa! :)

beija-flor2 Comments