O Banco de Materiais do Porto

Há muito que a ida ao Banco de Materiais do Porto andava aqui, pela agenda, marcada para não cair no esquecimento. Na semana passada surgiu, finalmente, a oportunidade e posso dizer-vos que, para quem se interessa por azulejaria, vale mesmo a pena a visita!

O Banco de Materiais do Porto está localizado bem no centro da cidade, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto.

Aberto ao público, desde Dezembro de 2010, reúne várias amostras de materiais decorativos e construtivos da arquitectura portuense: azulejos, batentes, telhas em faiança, placas toponímicas, etc. e tem, como principal objectivo, a preservação destes materiais que tão bem caracterizam a cidade.

De todos os materiais do Banco, os azulejos são os que predominam, por isso foi fácil perder-me por lá! Encontrei muitos dos azulejos que já fazem parte da nossa colecção, descobri uns quantos outros lindos, e redescobri alguns em cores diferentes.

Para além da preservação destes materiais, a Câmara Municipal do Porto, responsável pelo Banco, pretende que estes possam ser devolvidos à cidade, no caso dos azulejos estes podem ser disponiblizados gratuitamente aos munícipes, para a reabilitação das fachadas onde faltem azulejos.

Aproveito este post, tão rico em azulejaria, para relembrar esta iniciativa da Rosa Pomar, totalmente pertinente. Cada vez mais reparo nas paredes incompletas de azulejos e no quão triste é a ideia de se roubarem azulejos com o intuito de serem vendidos. Se comprarem azulejos certfiquem-se se não têm cola atrás, se não foram descolados de uma parede qualquer e se vêm de um sítio de confiança.
Vamos ajudar a manter o que, afinal, é nosso também! 

Local e contactos:
Praça Carlos Alberto, 71
bancomateriais@cm-porto.pt

Horário visita:
Segunda a Sexta: 10h00 às 12h00 / 14h30 às 17h30
Sábado: 10h00 às 12h30 / 13h30 às 18h00
Encerra Domingos e Feriados.
Entrada gratuita.

beija-flor6 Comments