provérbios de papel
‘provérbios de papel' é a nova coleção de postais beija-flor que, como facilmente se conclui, têm uma forte ligação ao imaginário português.
Nasce da minha vontade (vantagens de ser eu a criadora 💁🏻♀️) de ter em ilustrado e materializado alguns dos meus provérbios favoritos. Isto porque muitas vezes estes têm mensagens que gostaria de transmitir a alguém ou simplesmente ter na parede para me relembrar o quão importantes são.
Haja vontade de escrevermos mais para os nossos (eu sou uma pessoa dos postais físicos, como já devem ter reparado) e imaginação para lhe darmos destino!
Desafiei a Joana Rosa Bragança, a Malva e a Mariana Rio a darem forma a estes primeiros provérbios e o resultado está lindo (eu sou suspeita, eu sei *).
Pedi-lhes que ilustrassem a duas cores o respectivo provérbio e também que o incorporassem na própria ilustração.
Devo confessar-vos que quando o escolhi o primeiro provérbio “Quem meu filho beija minha boca adoça", pensei que este era perfeito para dar à educadora do meu João e que gostava mesmo de o ter em formato impresso, de uma forma especial. Na verdade não é só perfeito para ela a todas as pessoas que lhe querem bem e que temos a sorte de ter por perto. Ora da necessidade veio a vontade , que por si levou à concretização!
Quando pensei em quem deveria ilustrá-lo o nome da Rosa veio imediatamente à minha cabeça. Já trabalhei várias vezes com ela, gosto muito do seu traço e sabia que iria ser perfeita para o fazer (e não me enganei!)
”Quem anda à chuva molha-se!“ é um provérbio que sempre achei piada - até pelo lado mais irónico que pode ter. Desafiei a Malva - que conheci numa exposição da ó!Galeria e já na altura tinha “ficado de olho” no trabalho dela e a aguardar a ocasião ideal para a contactar - e não poderia estar mais contente com o resultado final. Dramático e poético q.b..
”Quem não arrisca não petisca” é um dos clássicos (e mais citados) provérbios da nossa cultura. A Mariana, cujo talento e trabalho é mais do que (bem) reconhecido, ilustrou-o com as suas personagens aventureiras que nos mostram que é o risco pode compensar. Só tinha trabalhado com a Mariana uma vez (no calendário beija-flor 2017) e esta foi a oportunidade certa para a poder desafiar novamente.
São postais 15x20 cm, impressos em offset duas cores mate - azul escuro e um amarelo “torrado”. O verso é impresso a uma só cor e contém a referência da ilustradora que o desenhou.
Espero que gostem desta nova coleção e que usem, e abusem dela para enviarem palavras - ou somente os provérbios em si - aos vossos. Ou vá, para vocês mesmos. :)
Estão todos disponíveis na loja online.