básicos
Básicos - uma nova coleção de cadernos de capa dura beija-flor.
E porquê básicos? Pela simplicidade do seu desenho, dos seus materiais, acabamentos e do seu manuseamento.
Quando comecei a desenhar esta coleção, a minha prioridade foi sempre a praticidade e a valorização do essencial - bons materiais e um funcionamento simples e muito intuitivo. Depois claro, o desenho teria de seguir estas premissas, teria de refletir estas preocupações.
Assim surgiu a ideia de fazer um caderno “cartonado rente” que é termo mais técnico para estes cadernos que têm cartão - que não é forrado a tela ou papel - cortado e assumido. Quis que a costura dos livros (que são 10) fosse assumida, que estivesse exposta. Esta opção faz com que o caderno abra também na totalidade e torne o caderno muito versátil.
Este modelo cinzento - o primeiro de muitos, assim o espero - veio também colmatar uma ausência que sentia que havia nas coleções beija-flor - de cadernos mais neutros. Não deixa de ter o seu significado e intuito, claro, mas não tem uma carga simbólica tão grande e, espero que com isso, demova os que têm medo de estrear cadernos em branco :)
As guardas do caderno acompanham a cor da capa e contracapa, dando-lhe um toque especial. O papel é o “do costum” - liso, creme, de 100 g/m2.
Curiosidade: sinto que este caderno é daqueles clássicos que vou gostar de usar eternamente! :)
E vocês? O que acham desta nova coleção?