nosso jardim - camellia
Camellia é a segunda flor do nosso jardim juntando-se assim à Dahlia, as duas lustradas pela Carolina Maria.
A cameleira é uma planta muito comum nos jardins portugueses (sejam eles públicos ou privados), de folha persistente e que dá flor no tempo frio.
Durante muitos anos ouvi a minha mãe chamar Japoneira a esta planta, só mais recentemente descobri o o porquê deste nome: são árvores oriundas das florestas do Japão, daí esta designação. Há também quem lhe chame Rosa do Japão.
No Norte de Portugal é ainda mais frequente encontramos Camélias. No Porto, inclusive, há centas destas flores. O Jardim Botânico tem uma coleção maravilhosa (aconselho vivamente a visita!) mas facilmente as encontramos em qualquer jardim da cidade. A rotunda da Boavista, por exemplo, está cheia delas e, nos últimos anos, deliciei-me a vê-las florir vezes ano após ano.
Para esta flor escolhi este verde pastel lindo, com uma textura muito suave que se junta ao azul cobalto da Dahlia.
As características técnicas mantêm-se: caderno de capa mole - no formato 18,5x12,5 cm - cosido à máquina e com miolo liso de papel creme de 85 g/m2. A capa tem uma gramagem de 250 g/m2, o que lhe confere maior resistência/durabilidade.
O print mantém o tem o formato de 21x30 cm e é também ele impresso no mesmo papel verde de 250 g/m2.
O conjunto está disponível na loja online e podem adquirir apenas o caderno, ou o print, ou então o pack e usufruir de um desconto pela compra conjunta.