o que me calhou na rifa

rifados cadernos beija-flor

Rifados é o nome da nova coleção de cadernos beija-flor que assume os desperdícios como matéria-prima, não apenas por uma questão de sustentabilidade mas também pelo seu imenso potencial: pela sua singularidade e pelas infinitas possibilidades que permite enquanto objecto final.

Sobre esta ideia base falei-vos no post anterior, com maior detalhe, agora vou focar-me sobre a forma e formato desta coleção.

rifados cadernos beija-flor

Tal como o nome da coleção revela cada caderno é o prémio pela rifa comprada. É um jogo, onde se sabe à partida que o prémio será sempre um caderno com determinadas características*!
Existem 2 tipos de rifas
“ilustração” ou “padrão” que o jogador pode comprar e depois, quando receber o prémio em mãos, logo descobre o que lhe calhou na rifa!

Se escolheu a rifa ilustração pode contar com ilustres desperdícios de colaborações, que fomos fazendo ao longo destes anos, no exterior do caderno e, em alguns deles, mesmo no interior.

Um dos cadernos rifados#ilustração

Cada caderno é numerado no verso da contracapa.

Interior de um dos rifados#ilustração

Um dos cadernos rifados#ilustração

Se escolheu a rifa padrão os excedentes das nossas primeiras serigrafias serão os protagonistas.

cadernos rifados beija-flor

Alguns dos cadernos rifados#padrão

*O que esperar do caderno rifado? Um caderno único (não existem 2 iguais!), de capa dura, com costura à vista, no formatode 14,5x18,5 cm. O miolo é na sua maioria liso mas pode conter algumas surpresas! A cor deste pode ser creme(a dominante), branco, azul ou outra qualquer.

Todos os cadernos têm costura à vista, o que permite uma abertura mais ampla do caderno e, por consequente, uma praticidade maior.

É uma edição limitada e numerada, apenas com 50 unidades. Cada caderno vem dentro de um envelope selado (e também numerado) que contextualiza o conceito da coleção (em PT e EN) e com a indicação do tipo de rifa escolhida (ilustração ou padrão).

Os envelopes de cada caderno foram cosidos à máquina singer e são também eles feitos com aproveitamento de um excedente de um projeto antigo.

Foi uma coleção pensada ao pormenor - conceito/jogo, embalagem, a seleção e posicionamento de todos os papéis - e trabalhada individualmente: numa primeira fase por mim (conseguem espreitar esse processo aqui) e posteriormente com outras mãos que me ajudam na encadernação. A costura é assumidamente mecânica e todo o restante processo manual e minucioso, para garantir o resultado final pretendido.

Os cadernos que aqui aparecem são apenas alguns dos cadernos disponíveis nesta coleção. Seria impossível fotografar cada caderno individualmente porque, tal como explicava antes, são todos diferentes e com particularidades únicas. Quis tratar estes desperdícios com honestidade, algum mistério e humor. Não saberem ao certo o que vos vai calhar mas contando/confiando/esperando por uma supresa feliz! O que vos está garantido, ao escolherem uma das opções (ilustração ou padrão) é que este tema se vai refletir no exterior do caderno e, em alguns cadernos, também no interior.

cadernos rifados beija-flor

Completando o processo de alceamento, para passar colocar na máquina de encadernação.

Deixo-vos algumas imagens deste processo de encadernação, porque para além de muito importante é também bastante bonito de se ver, não acham?

cadernos rifados beija-flor

Depois de cosido o miolo, juntando às respectivas guardas e capas - um trabalho que requer muita atenção já que todos os cadernos são diferentes e todas as conjugações de ilustrações e papéis foram pensados de forma singular.

Já mais próximo do processo final: a colagem manual de todas as capas, antes do corte final.

E agora, vai uma rifa? A ver o que vos calha!
Se sim, vão lá à
nossa loja e escolham ilustração ou padrão! :)