13 anos de beija-flor

fotografias de Raquel Graça

Quase um mês depois da data de aniversário deste pequeno pássaro apercebo-me que deixei escapar este dia. Já são 13 anos (número que gosto muito!) deste projecto, que começou de forma bem despretensiosa e que agora me ocupa os dias.

Têm sido anos muito bons mas extremamente desafiantes. Tenho aprendido muito, falhado bastante (estão as duas ligadas não é verdade?) mas quero acreditar que também evoluído muito.

13 anos de beija-flor

Agora, que estou de regresso ao Porto (onde tudo começou), tem sido muito bom estar novamente perto de quem me ajuda a dar forma às minhas ideias e ter a cabeça a fervilhar, porque esta proximidade acaba por ter inevitavelmente este efeito em mim.
Tenho imensas saudades da Terceira (sei que um bocadinho de mim ficou lá para sempre) mas o beija-flor precisava desta mudança. Já o sabia, daí a nossa decisão, mas agora que aqui estou consigo confirmá-lo.

13 anos de beija-flor

Têm sido semanas bastante exigentes, porque isto de concentrar mudanças, criação e produção de novos produtos/projecto + adaptações de dinâmicas familiares, revelou-se uma verdadeira montanha russa. Ainda assim o segredo (para não deixar que ansiedade se instale) tem sido não pensar no cenário todo e ir focando nos planos a curto prazo e usufruir dos mesmos.

13 anos de beija-flor

Tenho uma oficina desmontada algures na Beira Baixa e uns bons maços e caixas de papel espalhados pela casa. Tenho descoberto material que já não me lembrava ter (verdade! :)) e muitas ideias que preciso de assentar e fazer acontecer.
Tenho trabalhado num escritório concorrido (digamos assim), no chão da sala, em muitos escritórios ambulantes pelo Porto (aka cafés simpáticos) e muitas vezes com a minha Raquel, que tem sido casa e conforto.

13 anos de beija-flor

Tenho também pensado muito no que quero fazer, no que preciso de mudar para que este beija-flor tenha um caminho mais sustentado e sustentável. Quero muito continuar este caminho, e somar mais uns bons anos a este belo número 13, mas sei que preciso de aprimorar a receita.

Aproveito para agradecer a todas e a todos que me acompanham ao longo destes anos todos. Sei que vai soar a cliché, mas é mesmo verdade, o melhor de tudo tem sido as pessoas bonitas com quem me tenho cruzado e que, se não fosse o meu trabalho, certamente não teria tido essa oportunidade.
Obrigada pela vossa generosidade e pela vossa patilha, muitas vezes de de forma tão exposta e genuína.
É um privilégio cruzar as minhas e as vossas histórias em papel.

/ / / Em jeito de agradecimento por estes 13 anos, e como já vem sendo hábito, haverá um giveaway no nosso instagram, já que amor com amor se paga! \ \ \