beija-flor no Bolhão

Montra exterior, entrada Rua Fernandes Tomás.

Montra exterior, entrada Rua Fernandes Tomás.

Volto a este cantinho e apercebo-me que, entre o último post e o dia de hoje, passaram-se cerca de 6 meses (ooops!).
Com tanto a acontecer nos últimos meses acabou por ser muito difícil tirar um tempinho para atualizar o blog… na verdade a única plataforma que acaba por estar sempre mais atualizada é o Instagram, pela facilidade e rapidez da partilha.

Mas conclusões e lamentos à parte, que “Para a frente é que é caminho!”, volto hoje à escrita, já fora do Porto e a viver na Terceira (e sobre isto farei um post à parte!) para vos mostrar um trabalho que fiz no Mercado Temporário do Bolhão, a convite da Raquel e do Fred (talentosos We Blog You). Para isso recuemos 3 meses, voltemos a Junho, o mês mais festivo na cidade do Porto.

O We Blog You convidou-me a fazer uma instalação no Mercado Temporário do Bolhão tendo o São João como tema (melhor não poderia ser!).

Tentei transportar um pouco do universo beija-flor para o Mercado, respeitando (e dando sempre prioridade) à identidade do espaço e das suas pessoas, o seu bem mais precioso.
Vivíamos (ainda vivemos na verdade) tempos novos e estranhos, tínhamos acabado de sair de um período difícil de confinamento e procurava-se transportar também alguma alegria para e cor para o espaço e, claro, para quem o frequenta. Um São João diferente, este de 2020 (mais caseiro e vivido em família), mas não menos importante!

Beija-flor no Bolhão

Pedi ajuda ao Frederico Marques (a quem recorro sempre que preciso de palavras especiais!) para criar quadras típicas de São João - adaptadas ao panorama atual e ao contexto do Mercado - que estiariam presentes nos diferentes suportes da instalação, despertando o olhar dos mais curiosos e o sorriso dos mais atentos.
Assim, munidos de humor, papel e cor metemos mãos à obra!

Beija-flor no Bolhão

As bancas de venda, nas entradas do Mercado converteram-se em bancas coloridas de sardinhas e manjericos de papel, a dar as boas-vindas a quem chegava aquele que é o Mercado mais famoso do Porto.

Beija-flor no Bolhão
Beija-flor no Bolhão
Beija-flor no Bolhão
bolhao_15.jpg

Tirei também partido dos azulejos do espaço e criei uma série de painéis com padrões beija-flor e quadras ligadas a cada área do Mercado.

Beija-flor no Bolhão
Beija-flor no Bolhão
Beija-flor no Bolhão
Beija-flor no Bolhão
Beija-flor no Bolhão
Beija-flor no Bolhão

Tentei que esta fosse uma instalação popular, mas não popularucha. Uma explosão de cor, aplicada numa série de símbolos portugueses ligados a esta quadra festiva, fizeram do Bolhão, nestes dias um espaço mais alegre!

Muito obrigada à Raquel e ao Fred pelo convite. O Bolhão é um sítio que me é muito querido e foi mesmo com muito orgulho que aceitei o desafio e desenhei a instalação.

Fotografias de Fred Gomes.